A legalização de imóveis é um meio de garantir que a construção de um imóvel esteja dentro as leis e regulamentações municipais, estaduais e federais, para que você possa construir seu imóvel sem dores de cabeça.
Por envolver a regularização de obras que, é possível encontrar diversas obras no país que foram realizadas dentro dos padrões legais exigidos, o que inclui desde a obtenção de alvarás e licenças até a atualização de registros imobiliários e urbanísticos.
Apesar da complexidade, demora e burocracia aparentes, com tecnologia é possível simplificar e agilizar a legalização de imóveis, como você verá neste artigo. Fique aqui comigo e boa leitura.
Sem burocracia
Conhecida por ser um dos maiores obstáculos, a burocracia pode ser um desafio quando falamos em legalização de imóveis. Isso envolve etapas que incluem a solicitação de documentos, análises e autoridades municipais, ou seja, processos que podem te fazer analisar o que é melhor para economizar seu tempo e aumentar as vendas, se for o caso.
Além do mais, a legalização exige que você tenha interação com diferentes órgãos governamentais e cartórios, podendo se estender por semanas ou até meses, gerando altos custos, principalmente para quem já investiu na construção de imóveis sem a regularização necessária.
Por isso, a tecnologia é aliada. Além de automatizar grande parte desses processos, ela acelera os trâmites mais burocráticos. Use plataformas digitais e softwares de gestão específicos, como os que são ofertados pelas prefeituras e órgãos responsáveis pela legalização e mais na frente fará todo sentido quando precisar aprimorar o suporte ao cliente imobiliário.
Plataformas Digitais
Usar tecnologia pode tornar todo processo acessível, ágil e diminuir a quantidade de erros e retrabalho. E falando em legalização de imóveis, dentre as tecnologias aplicadas ao mercado imobiliário, a digitalização dos serviços públicos tem sido um grande aliado dentro do setor.
No momento, prefeituras e cartórios já oferecem sistemas online para a consulta e a emissão de documentos relacionados à legalização de imóveis, como certidões de regularidade e licenças de construção.
Podendo ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento, essa maneira permite que os proprietários de imóveis e as incorporadoras obtenham os documentos necessários sem a necessidade de visitas físicas aos órgãos públicos.
No Brasil, plataformas como Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Mapas Digitais (cartografia digital) possibilitam a verificação em tempo real, a situação da legalização de um imóvel, bem como consultar se a propriedade está regularizada e se há algum impedimento para a obtenção de licenças ou registros.
Modelagem da Informação de Construção (BIM)
No mercado imobiliário no Brasil, a Modelagem da Informação da Construção (BIM) é uma tecnologia inovadora que revoluciona a forma como os projetos imobiliários são concebidos, planejados e executados.
Quer usar o BIM para alavancar a sua produtividade? Pode e deve usá-lo. Além de ser uma metodologia que permite a criação de representações digitais detalhadas de um imóvel, ele torna a legalização de imóveis mais eficiente.
Essa é uma ótima maneira de você quer ter a emissão de certificados digitais de forma simples, ágil e transparente.
Inteligência Artificial (IA)
Dentre as tecnologias usadas para ter sucesso, uma que está ganhando destaque é a inteligência artificial (IA). Na análise de grandes volumes de dados a IA pode ser aplicada para identificar possíveis erros ou inconsistências na documentação de um imóvel.
Isso tudo pode auxiliar se você quiser saber quais as melhores etapas para convencer clientes na compra de um imóvel, se precisar mais para o futuro. Esse método acelera a aprovação de processos de legalização, sendo que a IA pode ajudar a prever quais etapas do processo de legalização podem causar mais atrasos ou dificuldades.
Regularização Ambiental
Pensar na regularização ambiental é imprescindível quando falamos em legalização de imóveis tecnologia, diante seu papel importante para o encaminhamento de qualquer empreendimento. Os sistemas de monitoramento e sensores IoT (Internet das Coisas) podem ser empregados para garantir que a construção esteja em conformidade com as normas de sustentabilidade e de impacto ambiental.
Jamais esqueça de fazer a verificação de questões como o uso correto de recursos naturais, o manejo de resíduos da construção e o controle de áreas de preservação para que legalização aconteça de modo correto e sem contratempos.
O que podemos concluir sobre legalização de imóveis?
Como você pôde perceber, a tecnologia é revolucionária quando observamos a maneira como a legalização de imóveis vem sendo realizada no país e pode auxiliar você até mesmo para saber qual melhor forma de anunciar imóveis na internet, caso você necessite.
Todo processo se torna mais rápido, transparente e seguro quando se une esse processo às tecnologias aliadas, que vão desde a automação de processos até o uso de inteligência artificial e BIM, sempre oferecendo soluções para agilizar a regularização, reduzir custos e aumentar a confiabilidade dos documentos.
Aliar tecnologias a legalização de imóveis também promove uma construção sustentável e alinhada com as exigências ambientais, criando um cenário assertivo, tanto para as autoridades públicas quanto para os proprietários de imóveis.
Por isso, saiba que usar novas tecnologias não apenas facilita a legalização de imóveis, mas também contribui para um mercado imobiliário mais acessível e transparente, com benefícios para todos os envolvidos.
Conheça o Avendre
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo e que a leitura tenha sido inspiradora. Aproveitamos para te convidar a conhecer o Avendre, uma plataforma que conecta corretores e incorporadoras, oferecendo informações atualizadas e centralizadas sobre empreendimentos. Com o Avendre, você tem acesso rápido e fácil a detalhes essenciais, como disponibilidade de unidades, plantas e condições de venda, tudo em um só lugar.
Clique aqui e saiba mais.